Campinas subiu duas posições no Índice dos Desafios da Gestão Municipal 2021, da consultoria Macroplan, e é a 9ª melhor cidade para se viver entre os cem maiores municípios do Brasil. No levantamento anterior, a cidade estava no 11º lugar no ranking que mede a qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.
“É mais uma demonstração da força de Campinas e eu vou trabalhar muito para tornar a cidade mais atrativa para investimentos, o que gera emprego, renda e qualidade de vida para a nossa população”, disse o prefeito Dário Saadi.
O desempenho nas áreas de saúde e educação foram responsáveis pelo avanço no ranking, segundo o estudo divulgado pela revista Exame. Entre as quatro áreas analisadas, Campinas tem melhor desempenho em Saúde e saiu da 13ª posição no ranking anterior para a 11ª em 2021. Esse indicador mede taxa de mortalidade prematura, proporção de nascidos vivos com sete ou mais consultas pré-natal, cobertura por equipes de atenção básica e taxa de mortalidade infantil.
Na Educação, a cidade avançou três posições é a 13ª no indicador que avalia matrículas em creche e pré-escola e o Ideb do ensino fundamental I e II.
Em saneamento, onde são analisados índice de esgoto tratado, de perdas na distribuição de água, de atendimento de água, taxa de cobertura de coleta de resíduos domiciliares e de atendimento de esgoto, Campinas ocupa a 21ª posição
Já em segurança, a cidade está na 28ª posição, no indicador que mede as taxas de homicídios e mortes no trânsito.
Fonte:http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=39600