Aniversário será comemorado durante cinco dias, com diversas atividades gratuitas que contemplam todos os espaços.
O mais conhecido parque municipal e um dos principais cartões postais da cidade completa 65 anos na próxima quarta, dia 21 de agosto: o Ibirapuera. De 21 a 25 de agosto, os equipamentos do parque – Bienal, OCA, MAM, Planetário, UMAPAZ, Fonte Multimídia, GCM e Museu Afro Brasil – estarão unidos para uma programação especial, organizada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Além de sessão especial da Fonte Luminosa e projeções ao ar livre, destaque para o melhor do Jazz. Não faltam visitas guiadas à OCA e visita mediada por lanternas ao jardim das esculturas do MAM, além de atividade na Bienal e vasta programação ambiental. Só atente para as atrações que requerem inscrições prévias.
Na própria quarta, a boa pedida para os adeptos da natureza é chegar às 7h para participar da edição especial do #VemPassarinhar – uma consagrada atividade de observação de aves organizada pela Divisão da Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), que se encerra às 10h. Para participar, basta estar no horário marcado em frente à Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), ponto de encontro desta aventura, no portão 7-A (acesso pela av. Quarto Centenário, 1268).
Para quem gosta de música, a Banda Paralelas promete levar – literalmente – o jazz em roteiro itinerante pelo espaço. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) traz sua banda e seu coral. Quem também traz bandas próprias são a Marinha e o Exército. No universo da arte também não faltam opções, com exposições e programas nos espaços da Secretaria Municipal de Cultura.
No Museu de Arte Moderna (MAM), vale conferir a visita às esculturas do MAM, que acontece em dois dias – um deles, à noite, cou apoio de lanternas. O MAM também programou a projeção de dois documentários sobre a estrutura da OCA, um sobre Conservação das Esculturas do Jardim das Esculturas, realizado entre 2018 e 2019, e outro “Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba”, que resgata filmagem feita em 1954 na inauguração do Ibirapuera. A OCA também programou a 1ª Ocupa das Mina, coletivo artístico de e para mulheres. Na linha das visualizações ao ar livre, a agenda inclui projeção de obra audiovisual na Bienal e apresentação especial de aniversário na Fonte Luminosa.
A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), que responde pelas ações de educação ambiental da SVMA, oferece outras programações, como recreação ambiental, Oficina de Minijardins (quinta, 22, das 9h às 12h), práticas integrativas como o Tai Chi, Meditação e Danças Circulares, além de Rodas de Conversa com diferentes especialistas voltadas à temática do parque. Não faltam ainda as práticas esportivas, com dicas especiais para quem quer conhecer mais sobre skate, patinete e patins. Confira a agenda:
Fonte:https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/noticias/?p=282224