Museus, Fábricas de Cultura, Salas de Espetáculos, Corpos Artísticos e programas culturais, são alguns dos projetos com público online
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo recebeu um público total de 24.230.982 nas ações virtuais dos espaços culturais e projetos artísticos do Governo do Estado em 2020. Foram 12.904.452 correspondentes às ações da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, 7.292.915 referentes aos projetos da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura e 4.033.615 nos programas da Unidade de Formação Cultural.
“Apesar do ano de 2020 ter sido marcado por muitos desafios e reinvenções em diversos setores, entre eles o cultural e de economia criativa, que estão entre os mais prejudicados pela pandemia da Covid-19, temos que celebrar a participação do público virtual nas atividades da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo”, afirma o secretário Sérgio Sá Leitão. “Com a necessidade de isolamento social, as atividades dos espaços foram remanejadas para a forma híbrida, seguindo protocolos de segurança e higiene para, assim, ampliar o acesso da população. Umas das ações realizadas pela pasta foi a criação da plataforma CulturaEmCasa, que em 8 meses no ar foi vista 2,5 milhões de vezes por 900 mil usuários únicos de 130 países de abril a dezembro de 2020”, diz Sá Leitão.
Cultura conectada
Entre as instituições que receberam o maior número de público estão respectivamente: Pinacoteca do Estado (4.040.181); Museu da Diversidade Sexual (2.368.928); Museu da Imagem e do Som (1.989.110); Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp: 1.704.033); Museu da Imigração (1.385.799); Projeto Guri (1.323.918); Fábricas de Cultura (1.141.826); Conservatório de Tatuí (1.072.816); Museu Afro Brasil (899.989); Museu Catavento (801.841); Museu do Futebol (799.245) e São Paulo Companhia de Dança (178.396).