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A implantação do BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) campineiro chega ao terceiro terminal ativado. Nesta sexta-feira, 4 de dezembro, a Administração Municipal anunciou a entrega do Terminal BRT Campo Grande, localizado na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), no Jardim Nova Esperança. 

 

A ativação do novo terminal está prevista para a próxima quarta-feira, 9 de dezembro. A estrutura será operada por linhas do sistema convencional de transporte público.

 

O anúncio virtual foi feito pelo prefeito Jonas Donizette e pelo secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, durante live transmitida nas redes sociais. 

 

“Estamos chegando ao final do mandato, entregando o BRT para a população. Até o final de dezembro, vamos entregar a obra com toda a funcionalidade, ou seja, pronta para operação”, antecipou o prefeito Jonas Donizette durante a live. “É natural que uma obra desse porte tenha intercorrências, mas certamente as pessoas estão vendo as melhorias realizadas nas regiões beneficiadas”, completou. 

 

“Estamos entregando o principal terminal do Corredor Campo Grande e o maior do projeto do BRT. É o maior terminal urbano da região metropolitana e já estará disponível para operação a partir da próxima semana”, destacou o secretário de Transportes.  

 

Características 

O Terminal BRT Campo Grande tem área total de 30 mil metros quadrados e conta com cinco plataformas integradas de embarque e desembarque de passageiros, com estrutura metálica e piso em granito. São três plataformas de piso baixo (padrão BRS) e duas plataformas de piso elevado, dedicadas ao futuro sistema BRT. 

 

As plataformas destinadas aos veículos BRT contam com fechamento em vidro laminado duplo, portas automáticas, catracas eletrônicas de acesso e semáforos externos para orientação da parada do ônibus na plataforma. Quando ativadas, os veículos BRT irão operar em sincronia com as portas automáticas.  

 

O espaço conta com 12 faixas internas para circulação de ônibus. A estrutura é totalmente acessível, conta com rampas, corrimões e piso tátil. A iluminação é em LED. 

 

Foram construídas duas bilheterias em pontos estratégicos, além de uma área de apoio (Central de Controle Operacional – CCO), que tem 350 metros quadrados. Totens informativos irão orientar o embarque dos usuários.

 

No último dia 27 de novembro, na região onde está inserido o novo terminal, ocorreu a liberação de um trecho de 2,5 km da Avenida JBD, que abrange desde a altura do viaduto férreo até o Jardim Nova Esperança. A entrega incluiu a ativação de novas pistas expressas na altura da Estação Rossin e de uma nova ponte sobre o Córrego do Piçarrão. 

 

Outros dois terminais BRT já foram ativados para o sistema convencional de transporte: Satélite Íris, na Avenida JBD; e Santa Lúcia, na Avenida Ruy Rodriguez. O projeto prevê outros quatro terminais de ônibus: Mercado, Campos Elíseos, Ouro Verde e Vida Nova.

 

BRT campineiro

As obras do terminal integram o Lote 2 do BRT campineiro; e são parte do trecho 3 do Corredor Campo Grande. A responsável pela execução das obras é a empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio. 

 

Mais de 87% do Corredor BRT Campo Grande já está liberado para circulação, totalizando 15,7 km de faixas exclusivas, desde região central, chegando ao Jardim Aurélia até o Jardim Nova Esperança. O projeto do BRT como um todo já soma 16 trechos e quase 30 km liberados para circulação.

 

No total, o BRT Campo Grande tem 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida John Boyd Dunlop, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. 

 

A maior obra de Mobilidade Urbana em andamento no País envolve a construção de três corredores BRT – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. São 36,6 quilômetros de corredores, 18 pontes e viadutos, 36 estações e sete terminais. Com custo total de R$ 451,5 milhões, a obra beneficiará, diretamente, 450 mil pessoas.

Fonte:http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=39223

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