No primeiro dia de funcionamento, 100 pacientes já foram atendidos em especialidades como dermato, oftalmo, otorrino e urologia
O Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) de Campinas iniciou em 1º de outubro o atendimento ambulatorial à população, com a oferta de 2.300 consultas neste mês nas seguintes especialidades: dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e urologia. Além disso, ainda em outubro, serão ofertados 600 exames de nasofibroscopia e ultrassonografia.
Somente na última quinta-feira (1º), no primeiro dia no novo regime de operação, mais de 100 pacientes foram assistidos no local. O AME ampliará suas atividades de forma gradual com um rol de 22 especialidades médicas e não médicas, entre elas: Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Dermatologia, Vascular, Anestesiologia, Ortopedia, Mastologia, Cirurgia Plástica e Geral, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.
O espaço terá capacidade de realizar, mensalmente, 7 mil consultas, 1 mil exames e 300 cirurgias de menor complexidade. Nesse modelo, o agendamento de cada paciente deve ser feito pelo município de residência, por meio do sistema Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde), na modalidade ambulatorial.
A oferta acontecerá gradualmente, com agendamentos programados e em conformidade aos protocolos de segurança e prevenção da COVID-19.
COVID-19
A unidade foi ativada em abril pelo Governo do Estado, já com seu perfil assistencial reprogramado para atender exclusivamente casos graves do novo coronavírus. Com a queda na demanda de casos de COVID-19, o espaço passou por ajustes e desinfecção para operar dentro de seu perfil assistencial atual.
Até 10 de setembro, o AME cuidava exclusivamente de casos de coronavírus. Nesse período, recebeu 297 pacientes e deu 216 altas, contando com 35 leitos, sendo 30 de UTI e cinco de enfermaria.
Com a nova dinâmica de funcionamento, eventuais casos de coronavírus da região poderão ser redirecionados a outros serviços de referência, como o Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Hospital Estadual de Sumaré.
Sobre os AMEs
Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. Atualmente, o estado conta com 60 unidades do tipo. O modelo começou a ser implantado em 2014 no estado.
O objetivo do serviço é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados. Os atendimentos nos AMEs são referenciados, mediante encaminhamento pelos serviços sob gestão dos municípios.