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As obras de implantação dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit, Transporte Rápido por Ônibus) integraram o roteiro das visitas técnicas realizadas pelo Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, na última sexta-feira, dia 1º de novembro. Composta por membros da pasta e representantes da Caixa Econômica Federal, a comitiva esteve em Campinas para a cerimônia de assinatura de contrato de financiamento com a Sanasa para obras de troca de redes de água.  Realizado na sede da Sanasa, o evento também contou com a participação do prefeito Jonas Donizette; do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro; do presidente da Sanasa, Arly de lara Romêo; do vice-presidente de Atacado da Caixa Econômica Federal, Eduardo Dacache; além de vereadores, técnicos das Administração municipal e imprensa.  Durante a cerimônia, foram apresentados os recentes investimentos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Caixa Econômica Federal (CEF) em obras de infraestrutura e saneamento no município. Nesse contexto, o BRT campineiro ganhou destaque como a principal obra de mobilidade urbana da história de Campinas, nos últimos 40 anos. São mais de 450 mil pessoas beneficiadas, mais de um terço da população da cidade. Parte do investimento para implantação dos Corredores BRT foi viabilizada por meio de recursos do Governo Federal. Após a cerimônia, a comitiva do MDR e da CEF percorreu trechos do Corredor Campo Grande, desde as obras do complexo em torno do viaduto estaiado até as futuras Estações BRT Bonfim, Alberto Sarmento, Vila Teixeira e Aurocan.  “É uma satisfação ver de perto uma obra de 36 quilômetros, que vai beneficiar 450 mil pessoas. São mais de R$ 450 milhões de investimentos, sendo R$ 295 milhões investidos pelo Governo Federal. É o tipo de política pública de ponta que muda a realidade de muita gente. A cidade de Campinas é um exemplo a ser replicado em todo o país”, destacou o Ministro Gustavo Canuto enquanto percorria as obras.  Ao longo do trajeto, o secretário de Transportes detalhou aspectos técnicos da implantação dos Corredores BRT, desde o andamento das obras, funcionamento das estações, uso da tecnologia ITS (Sistemas Inteligentes de Transporte) até a inclusão de ônibus elétricos no sistema BRT.   “Hoje, temos cerca de 40% das obras concluídas e finalizamos mais de 75% da pavimentação dos corredores. As estações estão na fase de acabamento e 16 pontes de viadutos estão em plena execução”, detalhou Barreiro.  O secretário de Transportes também destacou à comitiva que o Sistema BRT contará com ônibus elétricos, favorecendo a mobilidade sustentável. “Além do aspecto ambiental, são veículos que não causam poluição sonora no trânsito”, completou Barreiro.  Palco principal da visita, as obras do complexo viário que abrange o estaiado, outros dois viadutos e três estações já atingiram quase 98% de conclusão. No local, está sendo construída a primeira estação reservada para linhas alimentadoras; e duas estações para os ônibus do sistema BRT. Do leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o Ministro Gustavo Canuto visualizou, de forma panorâmica, a construção da nova ponte sobre a Avenida John Boyd Dunlop e o andamento das obras do Corredor Campo Grande na região do Jardim Aurélia. O roteiro de visitas técnicas também incluiu a  Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) Boa Vista, onde a comitiva percorreu as obras da estação e conheceu a estrutura de tratamento preliminar.  BRT Campineiro  A maior obra de Mobilidade Urbana em andamento no país envolve a construção de três corredores BRT – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. Serão 36,6 quilômetros de corredores, 18 pontes e viadutos, 37 estações e seis terminais. Com custo total de R$ 451,5 milhões, a entrega da obra está prevista para meados de 2020. Pelos corredores exclusivos, com espaços para ultrapassagens, irão circular ônibus articulados com ar condicionado. O embarque será em nível e o pagamento desembarcado. Será um sistema mais seguro, rápido, eficiente e confiável. A implantação dos Corredores BRT já é realidade para uma parcela da população. Nos últimos seis meses, quatro trechos do BRT foram liberados para a circulação do tráfego, totalizando quase 10 km.  Em setembro, foi aberto para circulação um trecho de 1,8 km na Avenida das Amoreiras, entre o viaduto da Rodovia Anhanguera e o futuro Terminal BRT Campos Elíseos, após a Vila Rica. Em agosto, foi liberado para circulação um trecho de 4,25 km do Corredor BRT Campo Grande, na Avenida John Boyd Dunlop, entre o viaduto da Rodovia dos Bandeirantes (Jardim Ipaussurama) até o viaduto da linha férrea (Jardim Florence). Em junho, foi liberado para circulação um trecho de 1,8 km do Corredor BRT Ouro Verde, nas Avenidas Ruy Rodriguez e Camucim, desde o Spazio Ouro Verde até a Avenida Aglaia. Em maio, foram liberados os novos acessos viários entre o Parque Industrial e o Jardim Miranda, em trecho de cerca de 1 km. A região, por onde passa o BRT Perimetral, é um importante elo entre as avenidas John Boyd Dunlop e Amoreiras. Com as liberações, as faixas exclusivas do BRT começaram a ser utilizadas pelos ônibus do atual sistema de transporte público coletivo, beneficiando quase 180 mil passageiros no total. Isso significa mais agilidade nas viagens, redução de veículos nas vias marginais e uma significativa melhoria na fluidez viária. Saneamento O contrato assinado pelo Ministro Canuto e pelo prefeito Jonas Donizette envolve obra de substituição de 423 quilômetros de redes de água no município, que beneficiarão mais de 121 mil habitantes de 13 bairros.  Também foram destacados os investimentos federais na construção da EPAR Boa Vista, que beneficiará 55 mil moradores de 30 bairros. Com entrega prevista para abril de 2020, a EPAR premiará Campinas com o título de primeiro município brasileiro com mais de 500 mil habitantes a atingir 100% da capacidade instalada para tratamento de esgoto. 

Fonte: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=37582

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