Quem gosta de arte e história não pode deixar de visitar uma das principais obras em exposição no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, a tela “Operários”, de Tarsila do Amaral. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta, das 10h às 16h e a entrada é gratuita.
Feito em óleo sobre tela, o trabalho, exposto no palácio do Governo desde 1º de outubro, reflete o movimento artístico chamado Modernismo e representa a diversidade racial e cultural dos trabalhadores que migraram para São Paulo em busca de emprego nas fábricas que começavam a surgir no Estado.
A obra foi pintada no ano de 1933, depois que Tarsila, paulista de Capivari, voltou de uma temporada na antiga União Soviética, em que chegou a trabalhar como proletária após perder seu patrimônio com a Grande Depressão.
“Operários”, que mostra ao fundo uma fábrica e em primeiro plano um aglomerado de trabalhadores com expressão facial neutra, retrata o período em que teve início a industrialização brasileira, em especial a paulistana, com o surgimento da classe operária.
Visitas ao acervo do Palácio
Quem deseja conhecer essa e outras obras dos acervos do Governo de São Paulo em exposição no Palácio dos Bandeirantes pode realizar a visita de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
As visitas são monitoradas e acontecem de hora em hora (horários cheios) – é necessário chegar com antecedência para fazer o cadastro.
serviço
Exposição obra “Operários”, de Tarsila do Amaral
Local: Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4500, Morumbi – São Paulo.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
É necessário chegar com antecedência para fazer o cadastro para as visitas monitoradas, que acontecem de hora em hora.
Entrada gratuita.