Nesta quarta-feira, 28, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, através do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), divisão da Guarda Civil Municipal, fez a soltura de cinco tucanos em uma área de vegetação no interior do Condomínio Marambaia. As aves haviam sido resgatadas meses atrás no mesmo residencial e estavam em processo de recuperação.
“O respeito à causa animal é uma das marcas da nossa Administração. Não por acaso, dias atrás fomos agraciados com a informação de que ficamos entre os 10 municípios melhores colocados da América Latina na 1ª edição do prêmio ‘Cidade Amiga dos Animais’, da World Animal Protection Brasil”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
A história desses tucanos ficou bastante conhecida na cidade. Há 8 meses, três deles, ainda filhotes, caíram do ninho, que ficava em um poste de madeira, no Condomínio Marambaia. Na ocasião, foram resgatados e encaminhados para a Ong Mata Ciliar, de Jundiaí, que mantém um convênio com a Prefeitura de Vinhedo exatamente para esse tipo de trabalho, que é a recuperação de animais silvestres feridos ou encontrados em locais inadequados para futura reinserção à natureza.
Durante a recuperação, esses três tucanos se juntaram a outros dois, encontrados também no Marambaia. Agora, recuperados, a Prefeitura de Vinhedo e a ONG Mata Ciliar entenderam que os cinco deveriam ficar juntos, da mesma forma que estiveram durante a permanência na entidade. Dessa forma, foram soltos juntos ontem, no residencial, emocionando alguns moradores que presenciaram a cena.