Pesquisa recente realizada pelo instituto Indsat com moradores de Vinhedo, relativa ao 2º trimestre de 2019, confirma o Alto Grau de Satisfação com a Qualidade de Vida no município, uma das melhores da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
“Quando se fala de Vinhedo em qualquer lugar do Brasil, a primeira coisa que ouvimos é sobre a qualidade de vida aqui da cidade. Mas a satisfação maior é ver que os próprios moradores estão felizes com a cidade. Isso só nos incentiva a continuar investindo cada vez mais nas mais diversas áreas, como Educação, Saúde e Segurança, para que o nível de satisfação se mantenha alto”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
De acordo com a pesquisa da Indsat, 54% dos entrevistados classificaram a Qualidade de Vida de Vinhedo como ‘ótima’ e 9% como ‘boa’, totalizando 63% de ‘ótima’ e ‘boa’; outros 31% avaliaram como ‘regular’. ‘Ruim’ ou ‘péssima’ totalizaram apenas 6%, o menor índice na série histórica do levantamento do órgão.
O município recebeu 726 pontos e está entre os quatro melhores do ranking geral do segmento, composto pelas 15 maiores cidades da RMC. O Alto Grau de Satisfação é atribuído aos segmentos que recebem de 650 a 799 pontos pela metodologia exclusiva de Indsat. A pesquisa mostra que Vinhedo sempre registrou índices superiores a 661 pontos nos levantamentos trimestrais do instituto e, ainda, que o índice vem aumentando com relação aos trimestres anteriores.
Com 400 moradores entrevistados na cidade, o índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.
Investimentos
A Prefeitura de Vinhedo investe pesado para garantir a qualidade de vida no município, com ações nas mais diversas áreas. Somente no primeiro quadrimestre, por exemplo, foram proporcionados mais de 90 mil atendimentos médicos. Mensalmente, são adquiridos aproximadamente R$ 500 mil em medicamentos para distribuição gratuita à população.
Na Educação, Vinhedo é reconhecida nacionalmente pelos excelentes índices, com estudantes se destacando frequentemente em competições, como na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras.
No Esporte, mais de 6.500 pessoas frequentam as escolinhas, onde são oferecidas 21 diferentes modalidades. Na Cultura, por meio das Oficinas Culturais, há mais de 2.700 matriculados em 21 modalidades. Segurança também é fator decisivo para garantir a qualidade de vida da população. Com investimentos na Guarda Civil Municipal e integração entre as forças policiais, já são quase 2 anos sem registro de homicídios.